Aberta ao público em 1º de março de 1901, a Estação da Luz
ocupa uma área de 7.500 metros quadrados do Jardim da Luz, onde
se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a
abadia de Westminter. Não houve inauguração, já que o tráfego foi sendo
deslocado aos poucos, mas não demorou muito para a que o novo marco da cidade
fosse considerado como sala de visita de São Paulo. Todas as personalidades
ilustres que tinham a capital como destino eram obrigadas a desembarcar lá.
Empresários, intelectuais, políticos, diplomatas e reis foram recepcionados em
seu saguão e por lá passavam ao se despedir.
A
Estação tornou-se a porta de entrada da cidade também para os imigrantes,
promovendo a pequena vila de tropeiros a uma importante metrópole. Esta
importância, concedida à São Paulo Railway Station, como era oficialmente
conhecida, durou até o fim da Segunda Guerra Mundial. Após este período, o
transporte ferroviário foi sendo substituído por aviões, ônibus e carros, muito
mais rápidos que os trens.
Em 1946, o prédio da Luz
foi parcialmente destruído por um incêndio. A reconstrução foi bancada pelo
governo e se estendeu até 1951, quando foi reinaugurada. A estação ainda passou
por outras reformas ou restaurações e agora passa por um processo limpeza
geral. Funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM –
monitorados pelo Departamento de Preservação Histórica – DPH –, pelo Conselho
de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico – CONDEPHAT – e
pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN –, órgão do
Ministério da Cultura, estão dando banho na mais charmosa das estações de trem
da cidade.Estão sendo realizadas a lavagem e a escovação das paredes e dos oito pilares, a pintura do teto, a restauração do piso, incluindo a rosácea (desenho artístico) e o tratamento de esquadrias e batentes de madeira do mezanino na face voltada à gare. Boa parte do trabalho é artesanal e fotos foram tiradas antes do início da reforma para que todas as características sejam mantidas.
Em 1982 o complexo arquitetônico da Estação da Luz foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat).
Abaixo vemos o piano da Estação da Luz, este piano é aberto ao público, é um belo projeto não é???
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