È um marco na arquitetura nacional, pois foi construída com um formato único no mundo: duas pontes em curva formando um X e sustentadas por estais ligados a um único mastro. Uma ponte estaiada é uma ponte suspensa por conjuntos de cabos de aço (os chamados estais, que dão origem ao nome estaiada), conectados a uma torre ou mastro com a função de dar sustentação às suas pistas.
O comprimento das pontes é de 2.887 metros. Os vãos estaiados possuem 290 metros, com 16 metros de largura, sendo 10,5 metros para as três faixas de rolamento.
Nos 290 metros estaiados de cada lado foram colocadas placas de alumínio chamadas de “narizes de vento”, utilizadas para dissipar o vento nas pistas. Tanto as pontes quanto o mastro são pintados com um verniz antipichação que permite até quatro lavagens consecutivas.
A ponte mais alta, sentido avenida Jornalista Roberto Marinho para a Marginal Pinheiros, tem um vão de 23,4 metros de altura, e a mais baixa, sentido Marginal Pinheiros para avenida Jornalista Roberto Marinho, tem 12 metros
Se tornou ponto de referência na cidade antes mesmo de ficar pronta. Durante a construção, diversas equipes de revistas, televisões e agências de publicidade de todo o país usaram a obra como pano de fundo para fotos de catálogos de moda, e gravações de propagandas comerciais.
Esse é um orgulho da cidade de São Paulo. Sem belezas naturais típicas, apesar do grande número de parques verdes (54 no total), a cidade de São Paulo chegou ao posto de principal centro econômico e de eventos da América Latina por conta do árduo trabalho de seus moradores, paulistanos ou não, brasileiros ou estrangeiros, que aqui nasceram ou vieram para desenvolver a cidade e criar uma história de amor com a maior metrópole brasileira.
È um dos meus pontos favoritos nas minhas pedaladas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário