Translate

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 15 de setembro de 2012

Parque Trianon



 

Infraestrutura
Trilha do Fauno, viveiro de aves e playgrounds, aparelhos de ginástica, pista de caminhada e cooper. O destaque fica por conta do "Fauno", escultura do artista Victor Brecheret e Aretusa de Francisco Leopoldo Silva.
Fauna
Apresenta 38 espécies identificadas, das quais 29 são de aves. Dentre as endêmicas de Mata Atlântica podem ser vistas o periquito-rico e o sanhaçu-de-encontro-amarelo. O parque também é visitado pelo gavião quiri-quiri e carijó, saíra-amarela, alem das esporádicas visitas do sabiá-ferreiro notada pela sua bela vocalização. A rãzinha-piadeira, espécie endêmica de mata atlântica pode ser ouvida no parque. Apesar de ser um parque central, abriga algumas espécies de morcegos




Flora
Remanescentes da Mata Atlântica com grandes exemplares de araribá, canela-amarela, jequitibá, cedro-rosa, sapucaia, pau-ferro, sapopemba e tamboril, além de exemplares de abiurana, tapiá-guaçu, palmito-jussara, andá-açu, guaraiúva e camboatá. No subosque há espécies exóticas introduzidas como seafórtia e palmeira-de-leque-da-china e mudas de espécies nativas plantadas para enriquecimento florístico.

Particularidades
No início da década de 1910 foi construído, no local onde hoje se localiza o MASP, um belvedere com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, que ficou conhecido como Trianon. Durante as décadas de 1920 e 30, freqüentados pela intelectualidade paulistana, o parque e o belvedere transformaram-se em símbolo da riqueza da elite paulistana e formavam um harmonioso conjunto integrado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário