Translate

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Edifício Copan "Símbolo da arquitetura moderna"







 Aqui na Cidade Cultura está o edifício Copan, localizado no centro da cidade, completou quatro décadas de inauguração no dia 25 de maio de 2006. Símbolo da arquitetura moderna brasileira, seu projeto foi concebido pelo líder do movimento, o arquiteto Oscar Niemeyer, em 1954, na ocasião do IV Centenário de São Paulo.
 Encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo, o objetivo principal era se um grande centro urbanístico no modelo do Rockfeller Center. No entanto, a obra só foi iniciada em 1957, depois de várias alterações em seu plano original. O fato da cidade apresentar um enorme potencial imobiliário e turístico foi um dos principais motivos para o desenvolvimento do projeto, finalizado em 1966, por Carlos Alberto Cerqueira Lemos.
O prédio tem a maior estrutura de concreto armado do país, com 115 metros de altura, repartidos em 32 andares e 120 mil m² de área construída. É dividido em seis blocos, com um total de 1.160 apartamentos de dimensões variadas, numa estimativa de 5 mil residentes e mais 70 estabelecimentos comerciais. Os Correios decidiram designar para o condomínio do edifício um CEP especial, 01066-900.
Sua arquitetura em forma de “S” está sempre evidente no horizonte de quem passa pelas principais vias da cidade. Está localizado na região Central, na Avenida Ipiranga, 200. Considerado um local que “tem de tudo um pouco”, já até cedeu seus segredos para um livro de ficção chamado “Arca sem Noé - Histórias do Edifício Copan”, de Regina Redha.



Serviço:
Edifício Copan
Avenida Ipiranga, 200 - Bloco S - Sobreloja - Bela Vista - São Paulo (Metrô República)
Tel.: (11) 3259-5917
Horário: De segunda a sexta, com hora marcada por telefone
Grátis

3 comentários:

  1. Muito bom ver as curvas das montanhas de Minas que inspiraram Niemeyer espalhadas pelo Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Sou de Sampa, e moro há mais de 10 anos em Brasília, morro de saudades de Sampa. Amo São Paulo

    ResponderExcluir