Inaugurado em janeiro de 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, também conhecido como Planetário do Ibirapuera, foi o primeiro equipamento construído na América Latina e também o pioneiro entre os planetários de grande porte do Brasil. Depois de reformas, o local ganhou o projetor StarMaster, fabricado pela Carl Zeiss, fabricante de lentes e material óptico. O aparelho é capaz de projetar o céu visto de qualquer ponto conhecido do universo.
Com esse equipamento, o paulistano pode observar o céu visto, por exemplo, a partir de Marte ou de qualquer outro planeta. O espaço também conta com projetores periféricos, que podem trazer para São Paulo as imagens captadas pelo telescópio espacial Hubble e pelos satélites da Nasa. Por meio de um moderno sistema de projeção, composto por fibra óptica, todas as estrelas são reproduzidas em cor e brilho reais.
Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), o Planetário do Ibirapuera passou por várias modificações que o colocaram na era da modernidade.
Serviço:
Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini
End.: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10 (para pedestres) ou portão 3 para estacionamento, com uso de cartão zona azul - Parque do Ibirapuera, zona sul, São Paulo (cerca de 5 Km do Metrô Santa Cruz)
Tel.: (11) 5575-5206
Confira a programação, preços e horários no site www.prefeitura.sp.gov.br/astronomia